I3 Window Manager

Tutorial de introdução ao i3

Este tutorial tem como objetivo apresentar o conceito usual de utilização de i3 como interface de janelas no Gnu/Linux. Levando em consideração que este tutorial foi testado para distribuição Debian Jessie – Ubuntu 14.04 .

Falando um pouco sobre o projeto original o i3 é um gerenciador de janelas muito leve, que suporta vários monitores, sendo possível colocar cada àrea de trabalho em uma tela automaticamente.

A movimentação dentro do sistema tem como base os atalhos de teclado, podendo também utilizar o mouse, porém com o tempo você se adapta e esquece que existe mouse :}.

Como os usuários Gnu/Linux sabem, a maioria de suas configurações são feitas por arquivos de configuração, no i3 não será diferente, sendo muito fácil de modificar e personalizar de acordo com o seu gosto.

Página oficial do projeto
Screenshot

Screenshot i3

Você irá encontrar inúmeros vídeos e howto no youtube para modificar sua interface de acordo com o que for achando necessário.

Sem mais, para a instalação em ambos sistemas é como qualquer outro programa:

1
$ sudo apt-get install i3

Após fazer a instalação do pacote, você deverá sair de sua sessão atual e escolher a interface do i3 para o login, após a o login ele irá lhe perguntar se você deseja gerar o arquivo de configuração no diretório ~/.i3/config que é o seu padrão, para aceitar basta dar Enter.

Irá surgir uma tela parecida perguntando se você deseja que a tecla MOD (Tecla Super, “aquela com a bandeirinha do Windows :}”) seja a tecla principal para as combinações de teclado, caso você queira trocar esta tecla, é somente apertar a tecla que deseja e apertar Enter, caso concorde com a MOD de enter (recomendo).

Para entender um pouco melhor sobre o que a tecla MOD faz, vamos tomar como exemplo o modo para abrir uma tela em fullscreen, neste caso, MOD + f e assim sucessivamente serão os outros atalhos, podendo você criar seus próprios atalhos para programas mais usados e tudo mais.

Sendo assim, segue a imagem que contém os esquemas básicos de atalhos:

Keyboard Map i3 - 1

Keyboard Map i3 - 2

Minha opinião sobre tal interface? Melhor impossível, tenho flexibilidade para trabalhar com inúmeros terminais e áreas de trabalho de forma prática, rápida e eficiente!

Detalhe muito importante é o seu consumo de memória que não passa de alguns Mbs.

Xablau GIF

Essa foi uma dica que me foi passada a muitos anos pelo Gustavo RPS.